Como reduzir custos de maneira inteligente em sua empresa

Gostou? Compartilha com seus amigos!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Reduzir custos: Os cuidados que necessitam ser verificados antes de sair fazendo cortes sem planejamento.


A busca da eficiência é um desafio para empresários de todos os portes. Nessa jornada, o corte de custos deve ser muito bem planejado. Caso contrário, baseado em decisões arbitrárias que não levam em conta a qualidade dos produtos e serviços, pode prejudicar o resultado da empresa em vez de elevar a rentabilidade.

É isso que atestam os empreendedores Shumeet Banerji, Paul Leinwand e Cesare Mainardi no livro Cut Costs, Grow Stronger (Corte Custos, Cresça Mais Forte, em tradução livre), obra que é considerada uma referência para administradores em todo o mundo.

“Se você reduzir despesas em um ataque de pânico, ignorando a estratégia empresarial, pode criar um grande problema para a competitividade da sua companhia”, escrevem os autores. “Mas, se você focar nas prioridades e no potencial da empresa, cortar custos pode ser o grande catalisador para as mudanças que devem ser feitas.”

As chaves da eficiência

Abaixo, confira um resumo das orientações para cortar gastos sem perder competitividade.

  • Reduzir os custos é uma das principais alternativas para quem deseja aumentar a rentabilidade
  • Uma rentabilidade consistente é o que permite investir e expandir a empresa
  • Se afetar o desempenho e a imagem da empresa, a redução de custos pode significar uma derrocada do negócio
  • Para evitar problemas com a redução indevida de custos, é preciso analisar a empresa sob um panorama geral, medindo o retorno financeiro de cada área
  • O empresário deve se esforçar para transformar custos fixos em variáveis, a fim de vincular os gastos ao desempenho da empresa
  • Para lidar com os custos fixos que não podem ser relacionados ao desempenho, a palavra de ordem é otimização
  • Mesmo mudanças simples e pontuais podem promover efeitos significativos, principalmente analisando o cenário com foco no médio e longo prazo.

E você, está em dúvida sobre os atalhos para fazer um corte de custos na sua empresa? Deixe um comentário.

Fonte: Conta Azul

Manoel Carvalho Jr

Formado em Administração de empresas, pós-graduado em gestão financeira e controladoria, especialista em custos industriais e auditor interno da qualidade ISO 9001:2008. Palestrante e diretor da empresa For Business, com 10 anos atuação em consultoria.